quarta-feira, 5 de junho de 2013

Debate: Música Brasileira



O assunto de hoje é a música brasileira, um assunto que divide muitas opiniões.
 Aqui no Brasil, todos nós sabemos que a música faz parte da nossa cultura, seja ela do estilo que for. A música está presente no dia-a-dia de qualquer um, seja no celular, no rádio ou até mesmo na rua (aqui mesmo em Porto Alegre vemos muito disso) e ela influência nos nossos pensamentos, em nossas atitudes. É na música, que todos os cantores e compositores expressam sentimentos, ideias, pensamentos, momentos e todo o resto que queiram expressar em suas músicas; assim nos identificamos com cada ritmo, cada letra e é por isso que gostamos da música. A música também é uma forma de desabafo de cada um.
 Relativamente, assim como o nosso país evolui, a música também "evolui". Novas palavras, novos ritmos, novos estilos e inúmeros novos cantores surgem a cada dia no nosso país e é ai que eu quero conversar e pedir a opinião de cada um.
 Na imagem ao lado, podemos ver uma grande representação de como a música "evoluiu" e como a sociedade também evoluiu. Palavras bonitas e sem apelo algum perderam espaço para palavras que se referem à pessoas como objetos e sentimentos como meras besteiras.
 O problema da música brasileira, é a complexidade. Vou explicar: a maioria gosta de ouvir músicas fáceis de serem decoradas e cantadas, concordo, eu também gosto de músicas com refrões, pois é muito mais fácil de aprender a cantar... Mas o problema real é o conteúdo de certas músicas que são completamente explícitos.
 Como hoje estava conversando com um colega de aula, e ele me disse: "Mas Ketleen, a música brasileira tem coisas boas sim!" e é claro que eu concordei, não é só a música brasileira que é boa, a cultura também. A questão é, quem se importa com isso? A minoria que percebe isto, enquanto a maioria está lá dando risada e achando maravilhoso músicas com conteúdo explícito.  Músicas boas estão sendo vítimas de plágio na maior cara dura, cantores famosos e que tem chances de seguir uma carreira legal estão fazendo isso e acabam estragando músicas muito legais! Acho que cada cantor tem que focar em sua carreira e preocupar-se consigo mesmo e não se aproveitar do sucesso de músicas dos outros. "Ah, mas está na boca de todo mundo, vou ir na onda!". NÃO! Você não vai, invente algo que caia na boca de todo mundo, assim você será reconhecido pelo o que fez e assim ficará famoso, você não vai conseguir fama em cima de outra pessoa ou outra música.
 Agora, por último, vem a minha opinião: Muitas crianças de hoje aos seus 10 anos já estão grávidas (e eu sei que não sou muito velha para dizer isso, eu ainda não sou adulta, estou consciente disto), e me diga: de onde é que vem a influência para estas crianças? Muitas mães dizem que conversam, mas o que adianta conversar se deixa ouvirem este tipo de coisa como se fosse a coisa mais natural do mundo? Existe mães que incentivam,  que acham bonito e natural uma coisa que para mim é banal e acredito que para o resto da sociedade consciente também seja! Acredito também que influências a gente consegue na família, eles sim podem nos mostrar o que é certo e errado!
 Não estou aqui para julgar estilo musical nenhum ou quaisquer pessoas que escutem e foi até por isso que resolvi não citar nomes de bandas, músicas e nem estilos musicais. Estou aqui para dar a minha franca opinião e ver quem concorda ou discorda. Gosto de fazer debates sobre assuntos polêmicos, pois assim vejo a opinião de todos e conheço novas opiniões e sei que cada um tem um jeito diferente de pensar e se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário